Glaciar Perito Moreno, Patagônia. O gigante azulado

13 Compart.
Siga-nos:
Vista de Perito Moreno

Patrimônio Natural da Humanidade

Perito Moreno, a imponente geleira ou glaciar (como é conhecido) é uma das principais atrações do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na província de Santa Cruz no sul da Argentina. Desde 1981 o parque é Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco sendo Perito Moreno considerado por muitos a oitava maravilha natural do mundo!! Imagine um paredão gigante de gelo azulado de cerca de 60 m acima do nível da água, e pasmem, 170 metros de profundidade. Acredite, não existe fotografia que consiga captar tamanha beleza!!

Como chegar

Pode-se alugar um carro na cidade de El Calafate, onde existem várias opções de hospedagem e passar o dia no parque. Se for de carro, não esqueça de encher o tanque, fechar bem os vidros por causa do intenso vento patagônico e respeitar a velocidade. Dirija com cautela e atenção redobrada por causa de animais na pista. No verão, as temperaturas são mais amenas porém os ventos mais fortes.

Estrada entre El Calafate e Perito Moreno

A importância do Glaciar

O nome do glaciar é uma homenagem ao explorador do século 19, Francisco Moreno que bravamente defendeu a Argentina na fronteira com o Chile. Perito Moreno é a terceira maior reserva de água fresca do mundo e a terceira maior concentração de gelo do mundo! O Lago Argentino, por sua vez é considerado o maior e o mais austral dos lagos patagônicos, a sua cor azul turquesa é deslumbrante.Olha que dupla! Vai ser difícil não parar na estrada!!

No caminho

No caminho, entre El Calafate e o Parque Nacional existe um museu interessante, o Glaciarium. Um bom local pra saber um pouco mais sobre as geleiras ou apenas para visitar o divertido bar de gelo. O restaurante do museu é muito bom, as sobremesas são deliciosas e a vista incrível. Possui wifi gratuito e que maravilha, funciona! Aleluia, algo difícil de achar lá quase no “fim do mundo”

Localização do parque Nacional

 Parque Nacional fica a cerca de 80 km da encantadora cidade patagônica de El Calafate. Pegue a Ruta Provincial 11 (El Calafate – Punta Bandera) e siga margeando o Lago Argentino até chegar ao seu destino. Não há como errar, sempre em frente!! Logo na entrada do parque, um funcionário dará as boas vindas e instruções ao visitante. O estacionamento é amplo e possui bons banheiros, restaurantes e lanchonetes.

Portal de entrada

O melhor horário

O glaciar Perito Moreno pode ser admirado à distância, através de passarelas com 7 pontos de observação. Se puder, opte pelo passeio a tarde já que ficam bem mais vazias e assim você poderá caminhar mais a vontade e tirar fotos lindas!

Vista da passarela – Parque Nacional

Caminhar pela geleira

Outra opção é você contratar excursões locais e fazer as caminhadas na própria geleira, os chamados “Mini-Trekking” e “Big Ice”. Imagina a experiência de caminhar numa geleira, simplesmente maravilhoso!! Aí você visita o parque   após o Trekking.

Um grande espetáculo

Em ambos os casos é preciso atravessar de barco o Brazo Rico (um dos pequenos braços d’água do Lago Argentino), não leva mais que 10 minutos. Existe também a possibilidade de contemplar o glaciar da água através de navegações em catamarã e ter diferentes perspectivas. A visão do glaciar é uma experiência única e com sorte ainda poderá presenciar desabamentos e rupturas de partes da geleira que ocorrem em intervalos irregulares, onde o silêncio é quebrado pelo estrondo do gelo ao atingir a água, proporcionando um grande espetáculo.

Caminhando na geleira

Dicas

Se fizer o trekking não esqueça de usar roupas impermeáveis, luvas, cachecol, protetor solar e principalmente óculos de sol. Leve também água e lanches pra repor as energias, você vai precisar após uma hora e meia de caminhada intensa. Os guias que acompanham o grupo oferecem destilados e chocolates no final do passeio e lógico gelo é o que não falta!! Bom pra recarregar as energias!

Gelo direto da geleira

 

Esperando pelo barco
Siga-nos:
13 Compart.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.