Buenos Aires – Argentina, elegante e linda como sempre!

150 Compart.
Siga-nos:

Buenos Aires, Argentina 

 

Arquitetura clássica
Arquitetura clássica

Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Acho que a proximidade do país e a facilidade dos voos diários facilitam a escolha dessa viagem internacional tão acessível. Dá para dar uma escapadinha até no fim de semana! Além do tango e das compras, BA tem muitos outros atrativos como a ótima gastronomia, a bela arquitetura e entretenimentos para todos os gostos. A cidade é a segunda maior área metropolitana da América do sul e possui lugares inigualáveis como a famosa Casa Rosada, o tradicional Teatro Cólon, o estádio da Bombonera e também bairros incríveis como Palermo Soho, a Recoleta e Puerto Madero, entre outros. O ideal é planejar bem os seus dias de viagem, acredito que no mínimo 5 dias pra conhecer um pouquinho da capital portenha!

Centro da cidade
Centro da cidade

Documentação

Não é necessário passaporte para viajar para Buenos Aires, apenas o RG desde que esteja em bom estado e com foto atual. Não são aceitos outros documentos como carteira de motorista ou certidão de nascimento.

Câmbio

Leve reais e troque aos poucos nas casas de câmbio oficiais. Pesquise sempre a cotação e taxas. O “Banco de La Nación” parece ser um dos melhores. Evite trocar em lugares não oficiais, há muita nota falsa no mercado. Os próprios portenhos usam aquela “canetinha” para se certificarem da autenticidade das notas. Algumas lojas aceitam as três moedas, mas você perde no câmbio.

Três moedas
Três moedas

Recoleta

A Recoleta é a minha opção preferida para hospedagem pela localização estratégica. Fica entre o centro antigo, Puerto Madero e Palermo Soho. Andar por esse bairro residencial tão charmoso é uma delícia! 

Clássica

Caminhe sem pressa pelas praças bem cuidadas, a cada esquina descobrimos algo interessante. São prédios com uma arquitetura clássica diferenciada e ruas bem arborizadas. Aproveite para tomar um sorvete ( helado) de doce de leite na sorveteria Freddo ou na Heladeria Volta. O sorvete e o doce de leite argentinos são imbatíveis!! Imagina então esse sabor de helado da sorveteria Volta ” Dulce de Leche Tentación”, sorvete misturado com o próprio doce de leite. Hum, é realmente divino!!

Doce de leite
Doce de leite
Compras

Existem também muitos cafés, restaurantes e lojas atraentes na região. São ótimas as opções de compras: o Recoleta Mall, o Buenos Aires Design, o Shopping Center Patio Bullrich (grifes famosas) e as inúmeras lojas ao longo da avenida El Libertador.

Recoleta Mall
Recoleta Mall
Onde comer

Se estiver no Recoleta Mall não deixe de entrar e conferir as delícias do Pani, diria que é uma pâtisserie bem diferenciada! Que bom lugar para um chá da tarde!

Pani
Pani
Delícias do Pani
Delícias do Pani

Um outro lugar muito frequentado pelos portenhos (há mais de 50 anos) é o restaurante  El Sanjuanino. Por fora você não dá nada mas por dentro até que é bem aconchegante e a comida é ótima!

El Sanjuanino
El Sanjuanino
Restaurante El Sanjuanino
Restaurante El Sanjuanino

Experimente as tradicionais empanadas argentinas e os “tamales”, uma massa de milho cozida a vapor com recheios variados, o de carne é bem saboroso! Um prato muito comum em alguns países latinos já que as antigas civilizações maias e astecas já adoravam esse alimento! 

Tamales de carne
Tamales de carne
“Tour do couro” 

Na minha opinião o tour é uma furada! Me ofereceram “gratuitamente” e resolvi conferir. Na Real, foram horas desperdiçadas! O taxista te leva em um lugar estranho, umas ruas estreitas onde ficam as tais “fábricas” de couro. São lojas sem fachada, sem nota, com coleções um pouco ultrapassadas e o pior, os produtos são caríssimos! Na Real, acho que não vale a pena! 

Kioskos

Há uma loja bem típica de conveniência chamada de ” Kiosko” (parece que em todos os quarteirões) que vende produtos variados como guloseimas, bebidas, chips de celular pré- pagos, e muito mais. Lugar perfeito pra comprar água e lanches como alfajores e chocolates, principalmente os da marca Milka! 

Mimos dos Kioskos
Mimos nos Kioskos

A água comercializada em BA é um pouco salgada, fala sério! A melhor marca que achei foi a Ecos de los Andes, fica a dica !

Eco de los Andes
Eco de los Andes
 Hospedagem

Descobri um hotel incrível e super bem localizado! O Arc Recoleta Boutique Hotel. Quartos amplos, modernos e um ótimo café da manhã! Enfim, perfeito para alguns dias! Existem outros bem cotados como o Recoleta Grand e o 5 estrelas Alvear Palace. Em Palermo, indico o hotel Boutique Purobaires

 

 

Museu Nacional de Bellas Artes

Conheça o Museu Nacional de Bellas Artes. Além do acervo variado, no último andar é possível ter uma visão panorâmica do bairro, realmente uma bela vista da cidade!

Cemitério La Recoleta

 Muitos visitam o famoso Cemitério La Recoleta (um dos pontos turísticos mais visitados da cidade) famosa pelos seus mausoléus de mármore com túmulos de grandes personalidades como Eva Perón .

Praças

 Adoro as praças de Buenos Aires. Costumo ir na “Plaza Francia” a noite pois sempre há algum evento interessante e na “Plaza de Las Naciones Unidas” para admirar a famosa escultura ” Floraris Generica”, uma flor gigante (23 metros de altura) de aço que originalmente abria as pétalas durante o dia e fechava a noite. Atualmente, está com o mecanismo desativado mas ainda assim é uma obra grandiosa. Se der coloque no seu roteiro os belos bosques de Palermo, principalmente o Jardim Japonês.

Floraris Generica
Floraris Generica
Praça La Francia
Praça La Francia

Casa Rosada

No distrito de Monserrat fica a imponente sede rosada da presidência da república da Argentina. Está localizada em frente a histórica Praça de Maio ( Plaza de Mayo). A Casa Rosada abriga o Museu da Casa do Governo e possui um grande acervo de pinturas e esculturas. Como não lembrar das cenas do filme “Evita” (Eva Perón) no balcão onde Madona eternizou a canção ” Don’t Cry for me Argentina”. Existe uma visita guiada e gratuita aos sábados, domingos e feriados. Lugar imperdível! E quem resiste a uma foto com esse fundo… 

Casa Rosada
Casa Rosada

Praça de Maio

A histórica Praza de Mayo foi sempre  palco de grandes manifestações populares desde a Revolução de maio de 1810 que deu início a independência da Argentina. Todas as quintas feiras ocorre a manifestação das “Madres De Mayo”, um ato das mães em memória aos seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar. Emocionante estar em um lugar com tanto peso histórico. Da praça é possível ver o Obelisco da avenida 9 de Julho e a Catedral Metropolitana no centro da cidade.

Obelisco

Monumento histórico de 67 metros de altura foi erguido para comemorar os 400 anos de fundação da cidade em 1936. Fica na Praça da República no centro no cruzamento das avenidas Corrientes e da 9 de Julho. A avenida Corrientes corta a cidade de uma ponta a outra! Se falarem que é pertinho da Recoleta e que você pode ir a pé, não caia nessa! Pegue um taxi ou Uber, é muito barato e os quarteirões são  grandes! Para os portenhos tudo é perto!

Obelisco
Obelisco

Teatro Colón

O imponente Teatro Colón, localizado pertinho do Obelisco é considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo! O prédio foi inaugurado em 1908 com a ópera Aida de Giuseppe Verdi e sua arquitetura no estilo francês das décadas de 20 e 30 chama a atenção pela riqueza de detalhes e pela acústica. A melhor forma de conhecer o teatro é conferir algum espetáculo. As frisas laterais são os melhores lugares já que você consegue uma visão total do palco. Existe também um tour guiado de 50 minutos que custa cerca de 300 pesos argentinos. Atualmente o teatro ministra oficinas, ensaios de dança e cursos de canto e artes cênicas. É um grande símbolo cultural de BsAs.

Café Tortoni

O Café Tortoni, a cafeteria mais antiga da cidade, fundado em 1858 é um lugar imperdível, impossível não se encantar com o ambiente. Você pode aproveitar para tomar um café ou o inesquecível chocolate acompanhado de churros e comprar ingressos para as apresentações de tango que ocorrem a noite. Lembre apenas que fica no coração do centro da cidade e requer um pouco de cautela ao caminhar pela região. A noite, pegue um táxi! 

Café Tortoni
Café Tortoni
Cafe Tortoni
Cafe Tortoni

Livraria El Ateneo Grand Splendid

Pertinho do centro fica a famosa livraria El Ateneo, um espaço adaptado de um antigo teatro que mantém a cúpula e as varandas originais. O palco virou o local de um café com um piano, é bem agradável! É tão linda que virou um ponto turístico! 

Livraria Ateneo
Livraria Ateneo

Opções de tango

Falando em tango, o que mais vi em Buenos Aires foram pessoas oferecendo excursões para tango com jantar. Sinceramente, ouvi alguns relatos que me desencorajaram, principalmente em relação ao  jantar. Entre algumas opções, a “Esquina Carlos Gardel” parecia bom. No entanto, resolvi seguir os conselhos de amigos portenhos e adorei! O Centro Cultural Borges oferece um espetáculo belíssimo de tango, com ótimos dançarinos e cantores. É um teatro aconchegante e fica dentro das Galerías Pacífico. Valeu cada centavo! O importante é comprar com antecedência, pois o show é muito concorrido.  Outras boas opções são as “Milongas”, espaço onde os locais se encontram para dançar e as apresentações de rua que costumam acontecer no Caminito e em San Telmo.

Centro Cultural Borges
Centro Cultural Borges
Centro Cultural Borges
Centro Cultural Borges

Caminito

Caminito é a rua mais colorida de Buenos Aires e fica perto do estádio La Bombonera, ambos no bairro La Boca. Na verdade, é um ponto turístico polêmico, muitos gostam mas muitos se decepcionam! Era uma rua perto do porto, aonde moravam imigrantes na maioria italianos. As casas simples eram como cortiços feitas de madeira e chapas de metal com estilo “conventillo”, onde eram alugadas por quartos para famílias. Em 1950 a rua foi revitalizada através do projeto do pintor Quinquela Martín, as fachadas foram pintadas com cores fortes e vibrantes.

Pitoresco

Acho um lugar interessante para tirar fotos por ser bem pitoresco. Uma pequena rua de 150 metros com muito grafite, dançarinos de rua, artesanatos temáticos e restaurantes considerados caros (e não tão bons), com exceção do Café de La Perla.

Tango
Tango
Cautela é sempre bom

Como ponto turístico é bem interessante, mas não vá com muita expectativa! O acesso é ruim, o bairro ao redor é muito simples e apesar do Caminito ser seguro, o La Boca não é! Há relatos de furtos ao redor. Vá de táxi, fique algumas horas e depois vá visitar o La Bombonera, estádio do Boca Juniors que fica a alguns quarteirões dali. Ai a dúvida, a pé? Bem, se não tiver com máquina fotográfica pendurada dá até para arriscar! 

La Bombonera

Um passeio interessante, principalmente se for feito o tour guiado. De fora não dá para ver nada! Com o tour além de visitar o museu você tem acesso ao interior do estádio do Boca Juniors, campo e arquibancadas . O Boca Juniors, orgulho nacional foi lar do lendário ” Don” Diego Armando Maradona. Achei os portenhos  bem simpáticos,  sempre perguntam com admiração sobre os jogadores brasileiros, parece que a rixa no futebol fica só no campo mesmo!

 

Calle Florida e Galerías Pacífico

A Calle Florida é uma rua comercial e movimentada de BsAs. É praticamente um longo calçadão com lojas e muitos ambulantes, lembra um pouco das ruas no centro de São Paulo. Pra mim o melhor da Calle são as suas inúmeras galerias ao redor . Em especial a Galeria Pacífico que é um lugar belíssimo, você já sente isso logo ao entrar. Olha que maravilhoso! 

Galeria Pacífico
Galeria Pacífico

San Telmo

Um dos bairros mais antigos que preserva seus casarões de uma época onde era considerado um dos bairros mais chiques de Buenos Aires. Isso antes da epidemia da febre amarela quando as famílias ricas abandonaram o bairro. San Telmo é um bairro autêntico, boêmio e com ótimas opções de gastronomia. Famoso por suas milongas (tango). As ruas ainda mantém o paralelepípedo original, um ótimo lugar pra um passeio. É considerado um bairro de classe média e os preços, inclusive os de hospedagem podem ser bem razoáveis.

San Telmo
San Telmo

Feira de San Telmo

A feira mais tradicional de antiguidades acontece na Plaza Dorrego aos domingos no bairro de San Telmo. Para evitar aglomerações chegue cedo pois a tarde é bem mais movimentada (funciona das 10hs as 17 hs) e tome cuidado com seus pertences, pode haver ocorrências de pequenos furtos. Possui vários antiquários e cafés tradicionais que hoje misturam-se com lojas modernas como a famosa grife Mishka (loja famosa de sapatos) e a rede Starbucks, atualmente é um dos lugares mais ecléticos de Buenos Aires.

Feira de San Telmo
Feira de San Telmo
Antiguidades
Antiguidades

Mafalda

Há também o famoso banco com a estátua da Mafalda, personagem dos quadrinhos. Fica com fila para fotos aos domingos, também é encantadora!

Mafalda
Mafalda

Palermo Soho e Palermo Hollywwod

Bairros cults e bem descolados. Gosto de caminhar pelas ruas dessa região tão interessante. Uma área nobre da cidade com muitas opções de gastronomia. Vale uma visita na Plaza Armênia, gasta-se pouco e come-se muito bem! Palermo Soho lembra um pouco o bairro da Vila Madalena em SP, adoro! Um bairro agradável com muitos bares e restaurantes. 

Cafe em Palermo Soho
Cafe em Palermo Soho

Os dois bairros são separados pela linha do trem. Palermo Hollywood tem um estilo hippie- chic com muitos restaurantes badalados, paredes das ruas com grafites e lojas de roupas e decoração chamadas de “trendy”.

Lojas descoladas
Lojas descoladas

Seguem algumas boas opções de restaurantes:

  • La Cabrera ( Cabrera 5127)
  • Olsen ( Gorriti 5870)
  • Mark´s Deli ( El Salvador 4701), um brunch delicioso!
  • Muu Vecheria (Praça Armenia)
  • The Burguer Joint( Calle Jorge Luis Borges 1776)
Palermo Soho
Palermo Soho

Puerto Madero

Não poderia deixar de falar sobre o renomado bairro de Puerto Madero!! Região portuária revitalizada no início dos anos 90, hoje é um sinônimo de modernidade. Esse centro residencial e gastronômico de BsAs é considerado um modelo de desenvolvimento urbano. Use sapatos confortáveis para explorar esse bairro que beira o rio, são ruas longas repletas de restaurantes bem conceituados.  Experimentei o Cabaña de Las Lilas e adorei. Sugiro a visita ao entardecer, onde é possível ter uma bela vista da cidade. Escolha um dos restaurantes com vista para a linda  ponte “Puente de la Mujer“, ideal para saborear uma carne argentina feita na Parrilha acompanhada de um bom Malbec! Bem romântico, já que essa ponte representa um casal dançando tango! Que noite perfeita!

Puente de la Mujer
Puente de la Mujer

Buenos Aires é realmente um destino especial e encantador. Concordo totalmente com o saudoso ícone do tango Carlos Gardel que já cantava “Mi Buenos Aires querido”!

Siga-nos:
150 Compart.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.