Santana de Parnaíba, SP – Volta ao passado

58 Compart.
Siga-nos:
Facebook
Facebook
Instagram
Casarões preservados
Casarões preservados

Centrinho de Santana de Parnaíba

A cidade histórica de Santana de Parnaíba parece ter parado no tempo! Essa é a sensação que temos quando as paisagens campestres começam a ficar mais próximas e avistamos ao longe a famosa igreja Matriz Sant’Ana. 

Arredores
Arredores
Igreja Matriz Sant'Ana
Igreja Matriz Sant’Ana

Localização

Localizada na região metropolitana da Grande São Paulo e a apenas 35 km da capital, a cidade é uma rota turística de grande importância histórica e cultural. Um ótimo passeio bate e volta! Fica pertinho da linha do Trópico de Capricórnio.

Linha do trópico de Capricórnio
Linha do trópico de Capricórnio

Monumento aos Bandeirantes

Logo na entrada, o suntuoso Monumento aos Bandeirantes retrata o movimento dos bandeirantes que desbravaram o rio Tietê em direção ao oeste paulista e Mato Grosso. Homenageia também o índio e o negro, etnias que contribuíram para a nossa multiculturalidade.

Sorvetes artesanais

Estacione perto da deliciosa sorveteria artesanal Fleur de Lis (só abre durante a semana) e desça a pé até o Monumento. As crianças adoram! O picolé Romeu e Julieta é imperdível!

Arquitetura preservada

O centro histórico possui um charme todo especial por estar tão preservado arquitetonicamente. As portas altas, os balcões dos casarões, as ruas de paralelepípedos e as paredes de pedras compõem esse cenário tão cativante!

 

 

Os sobrados construídos no final do século XVIII, ainda mantêm as fachadas. Um lugar lindo para tirar fotos!

 

Detalhes

Até as as janelas dos antigos casarões são especiais! Crochê por todos os lados. Realmente um charme!

A origem

Santana (como é carinhosamente conhecida) foi fundada em 1580 por Suzana Dias e seu filho André Fernandes. Neta de índio, com ascendência portuguesa, Suzana Dias construiu sua fazenda às margens do rio Anhembi, o atual Tietê. Além de ter fundado a cidade, ainda ergueu a Capela Sant’Ana de quem era devota. (Santa Ana é padroeira da cidade). Na Real, seria tão bom se o rio Tietê fosse limpo como antigamente!

 

Rua Suzana Dias
Rua Suzana Dias
Suzana Dias
Suzana Dias
Rio Tietê
Rio Tietê

Museu Anhanguera

O Museu Anhanguera é o único remanescente de casa bandeirista urbana, imóvel da segunda metade do século XVII com sua arquitetura original e preservada (paredes em taipa de pilão). O imóvel foi tombado em 1958 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O famoso bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, na Real não viveu nessa casa (como muitos pensam) mas nasceu em Santana de Parnaíba! Vale uma visita pedagógica, a exposição é gratuita e os monitores são bem atenciosos!

Carnaval

O tradicional Grito da Noite é a abertura oficial do carnaval, na sexta a cidade fica às escuras. O cortejo acontece ao som dos tambores e com o desfile dos cabeções (como em Olinda) onde satirizam personalidades, caveiras e fantasmas. Os bonecos são confeccionados com papéis sobrepostos e fixados com cola de farinha de trigo.

Cabeção
Cabeção
Curso gratuitos 

Se quiser aprender a fazer os cabeções, existem cursos gratuitos de artesanato para os moradores da cidade (que inclui parte de Alphaville) no CAA – Centro de Apoio ao Artesão. São cursos variados desde tela, cerâmica a fotografia, inclusive aos sábados! Para informações e vagas acesse o CAA.

 

Drama da Paixão

Na Semana Santa, a encenação do Drama da Paixão é emocionante não apenas pela importância religiosa mas pela grandiosidade do evento. Há 23 anos esse espetáculo ao ar livre reúne muitos atores e figurantes e conta com uma produção impecável. O espaço cenográfico é de 15 mil metros quadrados e acontece às margens do rio Tietê, na Barragem Edgar de Souza. Estrada dos Romeiros km 40. 

Fotos: Arquivo Newsville/ Secom
Fotos: Arquivo Newsville/ Secom

Informação turística

O centro de Atendimento ao Turista apresenta algumas exposições de artistas da região e fornece informações desde opções de restaurantes, hospedagem a passeios. O centro dá uma ótima assistência aos turistas e inúmeros romeiros que visitam a cidade. O famoso roteiro “Caminho do Sol”, rota que engloba 12 municípios, tem como marco zero a cidade de Santana de Parnaíba e como destino a casa de Santiago, em Águas de São Pedro. Ele é inspirado na proposta do “Caminho de Santiago de Compostela” e atrai muitos visitantes.

Cine Teatro

O antigo imóvel da Casa de Misericórdia desativada em 1960, foi restaurada e hoje em dia abriga o Cine Teatro, palco de várias atividades com objetivos filantrópicos e culturais. Confira os eventos e palestras.

 

Cine Teatro
Cine Teatro

A igreja, a praça e o adorável coreto!

Logo em frente a igreja matriz o coreto situado no centro da praça principal dá um ar de cidade de interior. Uma delícia passear pela praça arborizada, comer pipoca e jogar conversa fora! O Coreto é com certeza a cereja do bolo! 

A praça
A praça
Detalhes representando claves de sol
Detalhes representando claves de sol
A igreja- um marco
A igreja – um marco

Lugares interessantes

Dê uma passada no bar do Bartolomeu e experimente o chopp acompanhado de petiscos. A picanha fatiada, servida no réchaud faz sucesso!

Bar do Bartolomeu
Bar do Bartolomeu

Visite a padaria mais antiga da grande São Paulo! A padaria e confeitaria Aurora!

 

Tome um açaí no SOS Açaí

Açaí
Açaí

 

Experimente o cardápio mineiro do tradicional restaurante São Paulo Antigo que mantém o estilo colonial com suas paredes internas em taipa. Outras boas opções no centro de Santana de Parnaíba são o Emprestado di Buteco que serve pratos famosos de restaurantes renomados, o Um Bom Lugar Prime Salad  e a Hamburgueria do Portuga para comer um bom hamburguer. O restaurante Inconfidência Mineira é também logo ali e a cozinha com fogo a lenha! 

 

Confira os produtos mineiros no diversificado empório Caminho da Roça. Uma grande variedade de queijos, geleias, vinhos, biscoitos e muito mais! Tem a fama de ter um dos melhores cafés da cidade!  

 

 

Dê uma passadinha na simpática loja de decoração e presentes Sweet Home.

 

 

E que tal tomar um delicioso café e se reunir com os amigos? Pois bem, o Jardim da Anna oferece um ambiente agradável com bolos deliciosos! Não deixe de experimentar o cappuccino e o delicioso bolo de limão! Hum!!

Bolo de limão
Bolo de limão

Há uma lojinha de artesanato bem simpática também!

Jardim da Anna
Jardim da Anna

Olha esse espaço! Nem parece que estamos tão pertinho da capital!

 

Feirinha no domingo

Aos domingos, na frente da igreja acontece uma feirinha de artesanatos e barraquinhas de comida. A pipoca da D. Sueli é bem famosa! 

 

O importante é caminhar pelo centro histórico e apreciar a paisagem de Santana de Parnaíba como nos velhos tempos! 

 

Loja Sweet Home
Loja Sweet Home
Siga-nos:
Facebook
Facebook
Instagram
58 Compart.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.