Viajar para o Canadá com visto Americano ou com visto Canadense?

44 Compart.
Siga-nos:
eTA – Eletronic Travel Authorization

Desde maio de 2017 o Canadá aceita que brasileiros portadores de visto americano viajem para o Canadá sem a necessidade de visto canadense. Essa nova prática de viajar para o Canadá com visto americano gera muitas dúvidas. Aproveitamos para esclarecer essas e outras dúvidas a respeito deste assunto.

COMO INGRESSAR NO CANADÁ COM VISTO AMERICANO 

Caso você já possua um visto americano de turista ou negócios (Categoria B1, B2 ou B1/B2), você pode optar por não emitir um visto canadense para viajar ao Canadá. No entanto, antes da viagem será necessário que você emita um documento eletrônico chamado eTA
(= Eletronic Travel Authorization). 

O custo desse documento é 7 dólares canadenses por pessoa e você deve aplicar on line através desse site 

Ao aplicar tenha em mãos seu passaporte atual, os dados de seu visto americano e um cartão de crédito.

Ao final do processo você receberá um e-mail com o seu eTA aprovado (caso dê tudo certo). Aí basta imprimir esse e-mail para levar no dia da viagem. 

           

O eTA É VÁLIDO PARA QUALQUER VIAGEM AO CANADÁ? 

Não! Ele é válido para viagens de turismo, negócios ou estudos para permanência menores que 6 meses. Para cursos de 6 meses ou mais será necessário solicitar permissão de estudos. 

O eTA É VÁLIDO PARA CURSOS DE INGLÊS, HIGH SCHOOL  OU COLLEGE? 

CURSOS DE INGLÊS

Sim, para cursos de menos de 6 meses, perfeitamente válido. Se o curso tiver duração de 6 meses ou mais é necessário pedir um Study Permit 

HIGH SCHOOL
Sim, se o programa de High School for apenas de um semestre. Caso tenha a remota ideia de prorrogar para mais tempo, já faça de antemão um Study Permit  ainda no Brasil. Um estudante de High School é sempre uma pessoa menor de idade e o processo de solicitar um Study Permit diretamente no Canadá não é simples para uma pessoa inexperiente. Por outro lado, se já pedir o Study Permit ainda no Brasil para um semestre, o processo de prorrogação é simples se decidir ficar um ano ou mais.

COLLEGE 
Não é permitido viajar para estudar College com eTA. Um dos motivos é que o College nunca tem duração inferior a um semestre. O outro motivo é que esse tipo de estudo, como dá permissão ao trabalho, não permite vincular essa permissão de trabalho a um eTA e sim a um Study Permit. 

QUAL A DIFERENÇA DE UM VISITOR VISA E UM STUDY PERMIT? 

O Visitor Visa é válido para viagens de até 6 meses (semelhante ao eTA). Para cursos com duração maior que 6 meses sempre é necessário emitir um Study Permit

POR QUE ALGUMAS PESSOAS PRECISAM FAZER EXAME MÉDICO AO SOLICITAR UM STUDY PERMIT? 

Todas as vezes que se solicitar um Study Permit para permanência de 6 meses ou mais, o consulado, antes de emitir o visto, solicitará um exame médico. Espere gastar cerca de 500 a 600 R$ adicionais ao custo do visto para os exames médicos. Para aqueles que solicitarem o Study Permit para uma permanência menor que 6 meses o exame médico não será solicitado. 

O Canadá solicita exame médico para permanências maiores porque o portador do visto será elegível a usar o sistema público deste país após o terceiro mês de permanência. Desta maneira querem conhecer a condição de saúde do aplicante. O sistema público de saúde canadense não é gratuito, mas é mais vantajoso financeiramente em comparação aos seguros de viagem particulares. Vale a pena considerar entrar neste sistema se a sua permanência for longa.

COMO É O EXAME MÉDICO PARA O VISTO?

O Canadá possui alguns médicos credenciados  no Brasil. Estes são capazes de realizar os exames necessários para o visto. Não é recomendado fazer os exames médicos antes que sejam solicitados pelo consulado. E lembre-se, somente  quem estiver solicitando permissão de estudos ou trabalho para duração maior que 6 meses terá a necessidade de fazer exames médicos. 

Uma vez solicitada a realização dos exames por parte do consulado, vá até a lista de médicos credenciados e veja qual é o mais próximo do seu estado. Não há médicos em todos os estados brasileiros. Em São Paulo há um maior número de opções, então você pode ligar em cada consultório para pesquisar as condições, pois há diferença de preços nas consultas de cada profissional.

Na consulta serão solicitados alguns exames de sangue  e urina (muitos médicos aceitam que você use seu convênio médico na parte de exames e alguns não aceitam, então pergunte antes). Também será solicitado um Raio X do Tórax. 

Os resutados dos seus exames são enviados para o departamento de saúde do Canadá e em aproximadamente 10 dias úteis eles retornam para o consulado Canadense dando ok para seus exames. A partir da aprovação dos exames de saúde o processo de visto continua. 

EM QUANTO TEMPO É EMITIDO UM eTA, UM VISITOR VISA E UM STUDY PERMIT?

Essa é uma informação não oficial. Estou dando esses prazos baseados em minha experiência pessoal, já que trabalhando com intercâmbio fiz mais de 500 processos de visto para o Canadá. Essa é uma média do que acontece em 80% dos casos.

eTA é emitido em algumas horas. Às vezes em minutos.

VISITOR VISA é emitido em 20 a 30 dias 

STUDY PERMIT é emitido em 2 a 3 meses

PRETENDO VIAJAR POR VIA TERRESTRE SAINDO DO CANADÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS. POSSO USAR O eTA? 

SIM PODE, desde que a sua primeira entrada no Canadá seja por via aérea. Uma vez que você entrou pelo Canadá por via aérea, pode transitar entre Canadá e Estados Unidos por via terrestre enquanto seu eTA e visto americano estiverem válidos. 

NÃO TENHO VISTO AMERICANO. VALE A PENA FAZER O VISTO AMERICANO PARA  POSTERIORMENTE EMITIR O eTA? 

Se você pretende futuramente visitar os EUA, financeiramente falando, vale a pena sim fazer o visto americano para em seguida solicitar o eTA. Apesar da vantagem financeira, não recomendo.

O visto americano é um visto bastante imprevisível, então caso você tenha a infelicidade de ter seu visto americano negado, será muito mais difícil emitir o visto canadense posteriormente.

Minha recomendação é a seguinte: se o objetivo primário de sua viagem é visitar o Canadá, faça seu visto Canadense com tranquilidade. Você gastará aproximadamente 150 CAD$ pelo visitor Visa e aproximadamente 250 CAD$ pelo Study Permit (+ exames médicos). Terá mais garantia de sucesso na sua aplicação.

Realmente  só recomendo o eTA se você já está com seu visto americano em mãos. Do contrário, contar com a aprovação do visto americano para fazer o eTA pode colocar em risco sua possibilidade de viajar para o Canadá, caso o visto americano não seja aprovado. 

MENORES DE IDADE VIAJANDO PARA O CANADÁ

Seja com eTA, Visitor Visa ou Study Permit, menores de idade viajando desacompanhados tem toda uma legislação específica. Consulte as exigências oficiais aqui

De qualquer forma o que é mais importante, além das exigências de saída de menores do Brasil regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça, é que há também a regulamentação Canadense. Uma parte importante da legislação Canadense é a necessidade de menores desacompanhados precisarem de um guardião legal (Guardian). Esse guardião necessita ser um cidadão canadense e uma Guardianship Letter é obrigatória para a entrada no país. Esse guardião é responsável pelo menor durante toda sua estada. 

As agências de intercâmbio e escolas no exterior estão acostumadas a emitir a documentação para se ter um Legal Guardian. Quando se trata de menores viajando para o exterior o cuidado com documentação deve ser redobrado. 

Siga-nos:
44 Compart.

Um comentário em “Viajar para o Canadá com visto Americano ou com visto Canadense?”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.