Campos do Jordão, SP – Capivari e muito mais

0 Compart.
Siga-nos:
Facebook
Facebook
Instagram

 

Pedra do Baú - cartão postal
Pedra do Baú – cartão postal

Campos do Jordão 

Campos, como carinhosamente chamamos é uma cidade turística localizada na serra da Mantiqueira entre São Paulo e Rio de Janeiro. Fervilha desde o feriado de Corpus Christi até o final da temporada de julho e o centrinho de Capivari é o um dos points de inverno mais cobiçados e badalados dessa época. Porém, os encantos da cidade vão muito além do centrinho! A natureza exuberante da região encanta pelo jeitinho de roça de lugares inusitados com lagos, cachoeiras e trilhas. Uma simplicidade encantadora!

Portal

Já no Portal da Entrada da cidade, a arquitetura em estilo europeu chama a atenção e as lindas araucárias dão boas vindas aos visitantes! Não esqueça de pegar o livrinho que distribuem para os visitantes, é bem útil. Ao entrar, tome cuidado com os radares (50 km por hora). Só de passar pelo portal você já sente o clima da montanha, como é bom! 

Portal da Entrada
Portal da Entrada
Araucárias deslumbrantes
Araucárias deslumbrantes

Céu azul

No inverno, a cidade fica lotada de gente bonita, as lojas e os restaurantes reabrem, os fondues fazem sucesso e o encanto recomeça! O encantamento já começa com a mistura do friozinho com sol e aquele céu de azul intenso, sabe? Como não amar! Impossível.

Céu limpo de azul intenso
Céu limpo de azul intenso

Atrativos

Além das famosas malhas e chocolates a cidade é conhecida pela ótima estrutura hoteleira, pela gastronômica, pelo ecoturismo e considerada um pólo cultural devido ao conceituado Festival internacional de Inverno de música erudita. O Festival é o maior evento de música clássica do país e recebe artistas renomados nacionais e internacionais. Há também shows e baladas, os promotores de alguns eventos vendem os ingressos no próprio calçadão de Capivari.

 

Auditório Claudio Santoro
Auditório Claudio Santoro
Shows diversos
Shows e baladas

Hotelaria

As tarifas hoteleiras vão de acordo com a época e bairro. Os bairros de Abernéssia e Jaguaribe oferecem opções mais acessíveis enquanto que em Capivari os valores podem ser exorbitantes, então pesquise bem! Com antecedência é possível encontrar opções para todos os bolsos como chalés, colônias de férias, pousadas, apartamentos para locação e também hotéis elegantes, renomados e requintados que remetem a castelos europeus.

Capivari e o Baden Baden

Capivari fica sempre movimentado mas a noite lota e caso você não esteja hospedado na região vai ter dificuldades para estacionar. Tente parar um pouco mais afastado, é sempre possível achar uma vaguinha! Parece que tudo acontece em torno do restaurante Baden Baden mas NaReal ao menos que você tenha chegado muito cedo, dificilmente vai encontrar uma mesa disponível. A cervejaria fica em uma esquina cobiçada e suas cervejas artesanais agradam bastante. Inclusive, é possível visitar a fábrica que fica na Vila Santa Cruz e fazer o Baden Baden Tour, é necessário agendamento.

Cervejas Baden Baden
Cervejas Baden Baden

Existem também outras boas opções ao redor, ótimos restaurantes, bares e cafés. Passeie pelo calçadão do centrinho todo iluminado e florido, é um charme!

Centrinho de Capivari
Centrinho de Capivari
Capivari e seus encantos
Capivari e seus encantos

Chocolates

Antigamente o Montanhês era um dos lugares que liderava a venda de chocolate, hoje em dia apesar de ser ainda uma loja  tradicional , é possível encontrar outras boas opções ao longo do calçadão de Capivari e em Jaguaribe e Abernéssia. Gosto muito também do Bruno Alves Chocolatier e do Toco. Chocolate quente para esquentar é sempre bom e o cremoso então, simplesmente uma tentação!

Chocolate cremoso
Chocolate cremoso
Chocolates artesanais
Chocolates artesanais

Lojinhas

As lojinhas atualmente oferecem também muito mais que as tradicionais malhas e sim roupas de multimarcas famosas, sapatos de grifes, objetos de decoração, móveis e muito mais. Dificilmente não vai comprar uma lembrança, nem que seja uma caixinha de chocolate, um doce de leite ou pinhões. Minha sugestão, faça muitos passeios durante o dia, ande bastante para assim poder desfrutar dessas delícias sem culpa!

Doces artesanais
Doces artesanais
Doces regionais
Doces regionais
Pinhões
Pinhões

O charme dos contrastes

Mercado Municipal - Abernéssia
Mercado Municipal – Abernéssia
Produtos importados Matterhorn - capivari  Foto: Matterhorn
Produtos importados Matterhorn – Capivari Foto: Matterhorn

O bom de Campos

Durante o dia o bom de Campos é literalmente explorar os campos! São inúmeros os passeios que a cidade oferece, existem alguns lugares bem interessantes para  conhecer! Pode ser um fim de semana prolongado ou nas férias de julho, o importante é se programar! Normalmente, começamos esses passeios já no meio da manhã, já que é quase impossível acordar muito cedo no friozinho! Leve então alguns lanches e bebidas, o ar da Montanha dá uma fome!! Seguem algumas sugestões de passeios.

Lago do Pico do itapeva

Um lugar que está sempre na minha lista é o lago do Pico do Itapeva. Um lago incrível, com uma vista maravilhosa, principalmente da tirolesa que atravessa o lago. As crianças adoram! Certamente um local para guardar na memória! Pode ventar um pouco já que é pertinho do Pico do Itapeva. O Pico possui uma altitude de 2055m com vista pamorâmica para 15 cidades do Vale do Paraíba, um lugar interessante desde que não esteja lotado. Evite os horários de pico e aproveite para tirar muitas fotos!

Horto Florestal

O Horto como carinhosamente chamamos é um lugar com bosques, trilhas, orquidário, borboletário e pequenas cachoeiras (geladas)! Possui uma boa estrutura com restaurante, banheiros e funcionários bem prestativos além de arvorismo, tirolesa e passeios de bicicleta. Cobra-se a entrada.

Auditório Claudio Santoro

O Auditório recebe músicos de várias regiões para o Festival de música erudita que acontece todo ano. Um lugar lindo que vale um passeio com certeza. Inaugurado em 1979, o teatro possui uma acústica perfeita e é uma sala de espetáculo de padrão internacional. Vale a pena conferir a programação de inverno e comprar seu ingresso antecipadamente. No gramado em frente ao auditório está a exposição de esculturas ao ar livre da artista plástica Felícia Leirner. O branco das obras contrastam com o verde exuberante da mata, um belo lugar!  

Por do sol

Caso não se interesse por nenhum espetáculo, vá pelo menos no final da tarde pra ver um dos mais belas obras, o por do sol. Além de ser uma das melhores vistas da Perda do Baú (símbolo da cidade), a vegetação ao redor com suas araucárias é um show a parte! Só não esqueça de ir bem agasalhado, quando o sol se põe, faz um frio!!

Por do sol e montanhas
Por do sol e montanhas

Pedra do Baú e Bauzinho (São Bento do Sapucaí)

Para escalar a Pedra do Baú, aconselho ir acompanhado de um profissional mas para subir o Bauzinho você só precisa estar bem de sáude e ter bastante disposição! Uma experiência inesquecível já que a vista é belíssima! Dá para ir de carro até um certo ponto e depois é trekking e subida! A vista é espetacular !

Amantikir

Um local para contemplar a natureza com muitas flores e um labirinto verde. A trilha é bem sinalizada, existe a possibilidade de solicitar um guia sem custo adicional (paga-se a entrada). Um passeio tranquilo para todas as idades e com uma bela vista da Serra da Mantiqueira. São 26 jardins no Amatikir com mais de 700 espécies de plantas, além de pontes, lagos, trilhas, estufas e uma casa na árvore (visitação entre 10 e 12 hs) . Estacionamento grátis no local.

Labirinto verde- Amantikir
Labirinto verde- Amantikir

Morro do elefante

Se quiser dá para chegar de carro no Morro do Elefante e ter um vista privilegiada da cidade principalmente a Vila Capivari e arredores. Se não tiver medo de altura, o teleférico pode ser divertido, pelo menos uma vez! Um lugar simples, interessante para tirar fotos da cidade desde que seja um passeio rápido!

Mosteiro de São João

Não é necessariamente uma atração turística mas sim um lugar de paz para passar algumas horas. Se você for religioso ou apenas goste de um lugar sossegado com um belo jardim de bromélias e energia boa, esse é o destino certo. As monjas beneditinas vivem no Mosteiro e cantam músicas gregorianas no final da tarde. 

Bosque do Silêncio

Um local surpreendente bem pertinho do centro de Capivari com muitas opções de lazer. O parque contém trilhas construídas para a contemplação da mata Atlântica com muitas araucárias e várias espécies de flores. Até esquilos podemos encontrar pelo caminho! Não cobram para entrar, somente as atividades de lazer monitoradas são pagas. Mini golfes com 10 mini pistas, paintball, cama elástica, arco e flecha e aluguel de bikes. É recomendável usar repelente mesmo no frio.  Possui uma área extensa de arvorismo com 2 km em cima das árvores e várias redes espalhadas pelo parque, convites irrecusáveis! Paisagem para ser desfrutada com calma, respirando o ar puro da Mata Atlântica. 

 

Após os passeios, um descanso ao sol para recarregar as energias e depois rumo ao centrinho de Capivari!

 

Sol da montanha
Sol da montanha

Gastronomia

Campos na alta temporada é sempre uma festa! As opções de restaurantes são inúmeras, é só escolher o tipo de comida que mais te agrada. Italiana, alemã, carnes, pizzas, pastéis enfim gastronomia para todos os gostos. Costumo ir no Só Queijo( trutas e fondues) , no Toribinha (fondue e chá da tarde), Café da Elaine (o melhor strudel), Le Foyer ou Harry Pisak (comida alemã), Boteco do Vinho ( Camemberg na pedra). Outras opções são o Elio Cucina Especiale no Horto, o Festival de lla Pasta (massas divinas), o Grand Hotel Senac – Arte da Pizza e o Café Terraço (pizzas). Dependendo da fome, até um pastel no famoso Pastel do Maluf !  Dá para rachar, é gigante!! Opção boa é o que não falta na serra!

Foto: Só Queijo
Foto: Só Queijo
Truta com alcaparras
Truta com alcaparras

Inesquecível

A temporada de julho é bem fria e quanto mais frio melhor! Afinal de contas, o inverno e a natureza são um dos principais atrativos de Campos! Respire fundo e aproveite esse inesquecível ar de montanha!

Siga-nos:
Facebook
Facebook
Instagram
0 Compart.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.